RSS

Como pintar - mistura de cores

A mistura de cores na paleta constitui uma das actividades mais divertidas na pintura.

A forma de o fazer na pintura a óleo, requer algum treino por forma a familiarizar-se com pelo menos as misturas mais comuns ou básicas. Nos workshops realizados na nossa escola, revelamos que não deve temer esta actividade, pois a mesma é simplificada através do método passo a passo, uma vez definidas as cores de base para determinada pintura que seleccionar.



Estudar as cores da natureza constitui outra prática que ganhará muito em adoptar, ou seja, através da simples observação das cores que nos rodeiam, treina a nossa mente no sentido de reconhecer se determinada mistura que realizámos satisfaz ou não o efeito que pretendemos obter.

Em pouco tempo ficará habilitado e sentir-se-á confortável na tarefa de misturar tons e cores básicas, tornando cada nova tela, uma nova experiência e desafio!

Cuidados a ter na mistura de cores:
Deve evitar misturar demasiadas cores de uma só vez pois perderá realce e efeito uma vez colocada na tela.

Evitar ainda, misturar demasiado as tintas, pois o que procuramos sobretudo é obter um efeito "marmoreado" com o qual produzirá efeitos fantásticos e únicos na tela, tornando-a vibrante e viva.

Dê atenção à forma como as tintas são carregadas nos pinceis ou espátula:

Tente por exemplo carregar o pincel ou espátula com duas ou três camadas adjacentes e sobrepostas de cores. Esta prática permite-lhe criar efeitos originais que nunca obteria através da simples mistura de tintas na paleta.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: