RSS

Como construir e esticar telas para pintura


Já quase ninguém pensa hoje em dia em fabricar telas. Comprar uma tela pronta para a utilização é sempre mais prático, embora nem sempre fiquemos certos que a tela que estamos a adquirir é de boa qualidade.

Quando a pintura se torna uma atividade séria e constante nas nossas vidas, pode então revelar-se mais interessante (por exemplo, permite maior liberdade na escolha das dimensões da tela) e mais económico, construir as nossas próprias telas. Veja por si mesmo como se faz e decida se vale a pena e está disposto a avançar com esta atividade:

Continue a ler!




Do que necessitamos?

   1. Em primeiro lugar, precisamos de adquirir ripas de madeira (de pinho é mais económico) já cortada ou cortada por nós mesmos em esquadria. As esquadrias também podem ser adquiridas já prontas a custo reduzido em lojas da especialidade.

Como fazer: depois de cortadas, as ripas são ajustadas e presas com agrafos (o agrafador é mais uma ferramenta que hoje é facil de encontrar e barata) para formar a grelha. Não use cola, a mesma pode causar a descoloração da tela. Pode ainda reutilizar a esquadria, por exemplo se a tela que pintou for emoldurada sem a mesma.




    2. A tela é um tecido de algodão ou linho, que poderá adquirir em grandes quantidades, em rolos por exemplo de 10 metros (mais económico) em lojas de pintura e belas artes.






 Como fazer: Corte o tecido com uma margem de cerca de 4 cm para cada lado para além das ripas e dobre-a conforme imagem seguinte, prendendo-a com os agrafos (ou tachas se preferir) a cada um dos 4 lados ao centro (estique). 









3. De seguida, vá esticando a tela na direção centro – canto e aplique agrafos (ou tachas) a cada passo. Deixe os cantos para o fim: faça dobras (ver imagem ao lado) e aplique mais um agrafo para fixação.




















Veja o nosso próximo artigo de continuação, sobre a aplicação de primário.

Também útil para melhorar as telas que adquirimos em lojas "genéricas", mais baratas. 


 Boas pinturas!









  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: