RSS

Como preparar a tela para a pintura

É sempre muito importante dominar os métodos de preparação da tela como forma de melhorar significativamente a sua qualidade e a do seu trabalho final de pintura.

Isto é importante em particular quando adquirimos telas novas e descobrimos serem de qualidade inferior. Ao aplicar este processo simples, transforma essa mesma tela numa base muito adequada para a pintura.

...



No ultimo artigo (Como construir e esticar telas para a pintura) explicámos passo a passo como se pode criar as nossas próprias tela desde o inicio. 

A fase seguinte é exatamente a preparação da tela, já que o tecido que se adquire para construir telas não foi preparado para começar a pintar.

A base ou primário é fundamental pelo fato da tinta (a óleo) aplicada diretamente sobre a tela (linho ou algodão) se deteriorar facilmente.

Gesso a óleo e cola de coelho

Tradicionalmente é usado na preparação um gesso a óleo. 

Contudo, face à sua menor durabilidade, recomenda-se atualmente o uso de outro tipo de materiais protetores antes da aplicação do óleo, como a cola de coelho (!) 

Ambos se adquirem facilmente em lojas ou sites de belas artes.

Vamos à pratica: aplicar a cola e o gesso

Esta cola possui colagénio, e para a sua preparação deve adicionar a mesma a uma solução aquecida com água na proporção de 62 gramas (de cola) para 1 litro (de água), até que a cola se dissolva, mas sem ferver. 

Aplica-se livremente com uma trincha (sempre na mesma direção) e deixa-se secar.

Após este primário, aplica-se então o gesso a óleo com uma trincha de modo regular e numa só direção. O gesso levará vários dias a secar, após o que se deve polir levemente, com uma lixa final e repetir o processo, findo o qual a tela estará pronta para a pintura.



Simplificando... o gesso acrilico


Felizmente hoje em dia existem processos e materiais mais simples, económicos e rápidos, sendo em particular o gesso acrílico muito popular, pois na verdade pode ser aplicado sem o uso prévio de primário.




Conforme já dissemos no inicio, as telas que se adquirem nas lojas de material de pintura e grandes superfícies estão já preparadas para a pintura, quer para a utilização de tintas acrílicas quer a óleo.

Contudo, caso considere que a sua tela foi insuficientemente preparada, sugere-se que aplique antes de pintar, uma base de gesso acrílico.

Este material é adequado quer se use posteriormente a pintura a óleo ou a acrílico. É económica e fácil de encontrar em qualquer loja. Pode adquirir o gesso branco ou preto, este último para executar pinturas de base mais escura (exemplo em baixo).

Vamos à pratica: aplicar o gesso acrilico

O gesso aplica-se na tela crua (ou a que adquiriu e quer reforçar) com uma trincha, em movimentos regulares numa única direção. 

Depois de seco pode ser polido com uma lixa fina. 

Muitas vezes as telas novas mostram-se rugosas ao toque. agora já sabe: aplique lixa e de seguida o gesso. Vai notar a diferença!

Aplique uma segunda ou até terceira camada caso se trate de uma tela crua (se estiver a reforçar uma tela barata, uma única camada é suficiente), polindo entre cada fase. O gesso seca rapidamente.

Caso pretenda realizar um trabalho com textura muito saliente, aconselha-se ainda o uso de pasta de modelagem, antes de aplicar tinta a óleo.


Em suma, no final as várias camadas que compõem a tela apresentam-se assim:





  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Simone Ribeiro disse...

no tópico "simplificando...gesso acrílico", onde se lê "...posteriormente a pintura..." deveria ser "anteriormente a pintura...", não é?

no mais, ótimo blog e post. obrigada!

Gracie Az disse...

É mesmo "posteriormente" pois o gesso acrilico é usado como base de preparação da tela. Sobre esta base, uma vez seca, podemos pintar a óleo ou a acrilico. Em alguns casos, podemos mesmo usar ambos, mas o acrilico deve sempre ficar por baixo do óleo.