RSS

Copiar pelos outros é bom

Evergreens at sunset; Bob Ross
Evergreens at Sunset, Bob Ross

Parece estranho dizer isto, mas é verdade que na arte é adequado copiar obras de outros artistas. Trata-se mesmo de um dos métodos mais difundidos de ensino da arte com séculos de idade e em particular nos séculos XVI e XVII ganhou elevada popularidade.

Trata-se portanto de um método de ensino muito apropriado pois permite-nos entender como pintam (ou pintavam) os mestres, o que distingue a sua pintura de outras obras, e inclusive para avaliar e reconhecer obras de arte.

De facto, é uma das formas de ensino mais procuradas pelos potenciais novos pintores.


 

Que luxo, poder aprender com um mestre!



Secluded Lake, Bob Ross
Secluded Lake, Bob Ross
Numa escola que pratica o ensino com o Mestre, ou quando este próprio opta por ensinar as suas técnicas, em geral quando o aluno inicia a sessao, tudo está pronto e epnsado exclusivamente para o ensino prático: a pintura foi escolhida e os materiais são os adequados. O mestre pinta para todos observarem. Depois o aluno copia literalmente, aplicando o processo observado, sem pressas, sem lacunas nas técnicas utilizadas, pois tudo ocorreu à sua frente.









Summer Reflections, Bob Ross
Summer Reflections, Bob Ross
Bob Ross proporcionou esse luxo a milhares de pessoas, através dos seus fantásticos episódios de pintura, The Joy of Painting.

Após o falecimento de Bob Ross, esta forma de ensino “com o mestre” evoluiu nos sentido da preparação de instrutores ou formadores certificados, e a ideia é manter intacta a transmissão das técnicas de Bob Ross aos alunos.

E assim se prosseguiram as metas de Bob Ross de divulgar o método por todo o Planeta, incluindo Portugal, como é exemplo disso a escola Pintacomigo :)


Boas pinturas!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: