RSS

Abstração versus naturalismo

Mountain Lake Falls, Bob Ross
Mountain Lake Falls, Bob Ross, Temporada 29, episódio 06

Uma pintura interessante incorpora a ilusão, contudo, podemos fazê-lo com maior ou menor grau de abstração, desde o abstracionismo puro no qual as imagens não possuem qualquer semelhança direta com objetos conhecidos, até ao naturalismo puro, no qual a pintura parece tão real como uma fotografia do objeto representado.

São pólos extremos, ambos válidos e interessantes.


O naturalismo de Bob Ross

O método de Bob Ross situa-se mais próximo do polo do naturalismo, contudo, a representação exata não é o seu objetivo. Por outro lado, quanto mais tempo dedicarmos a uma pintura produzida com as essas técnicas, aos seus detalhes e ao aperfeiçoar das formas, mais realista esta se tornará.

Continue a ler!




Aquilo que pintamos não tem de se parecer exatamente como uma fotografia e já o dissemos em outros artigos, o “dar a entender”, a aposição de uma sombra ou de um simples reflexo sem forma precisa, em vez de “revelar” tudo ao observador, pode por si só ser um trunfo, tornando a pintura ou a forma em particular, interessante e misteriosa.

É realmente interessante observar logo desde o primeiro workshop da escola Pintacomigo como os alunos são diferentes na sua abordagem: alguns mostram-se satisfeitos com os efeitos obtidos logo desde as primeiras pinceladas mais disformes. Outros, pelo contrário, ficam no estúdio quanto já todos os outros saíram e dedicam-se aos pormenores.

Tudo depende do nosso estilo pessoal, daquilo que gostamos de fazer ou ver. Talvez possamos experimentar vários estilos, todos eles nos podem ensinar algo e todos eles são interessantes e foram experimentados ao longo dos séculos.

Escala de naturalismo / abstração de pinturas


O que se segue é uma representação de alguns dos principais estilos de pintura ao longo de uma escala ilustrativa do grau “de abstração”, com alguns exemplos.

A escolha? É sua!


Escala de "medição" dos estilos de pintura ao nivel da abstração



Boas Pinturas!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: