RSS

Vamos pintar um cérebro diferente

Já aqui defendemos que a arte não está reservada a eleitos, todos podemos pintar, ser criativos e atingir níveis de excelência na arte.
 
Bob Ross, River in The Forest
Sabia que a noção de que podemos ser o que quisermos, incluindo pintores e desenhadores, tem bases científicas?

A criatividade não é diferente de qualquer outra competência. Pode ser desenvolvida em qualquer altura da vida.

O psicólogo, Alexander Schlegel (Dartmouth Collegeassim o concluiu das suas investigações ("The artist emerges: Visual art learning alters neural structure and function").




Segundo estudos de Schlegel, o cérebro das pessoas muda quando aprende a pintar ou desenhar. Verificou isto num grupo de pessoas após terem realizado um curso introdutório de pintura. 
Durante e após o curso, os investigadores realizaram exames de ressonância magnética funcional, tendo constatado que as áreas cerebrais que participam em funções como pensamento criativo estavam mais ativas que antes e mostravam uma forma de organização diferente do que no grupo que não aprendeu a pintar.
E verificaram ainda nos alunos de aulas de pintura e desenho que a coordenação motora fina melhorou, assim como aumentou a sua criatividade (avaliado através de testes de pensamento criativo que mede aspetos como originalidade e capacidade de imaginar).
Esta é assim mais uma prova daquilo que se chama de “plasticidade do cérebro”, ou seja, mais uma vez se confirma que o nosso cérebro evolui e muda durante toda a nossa vida e não apenas quando somos crianças. 
Quer aprender uma competência nova? Para isso basta começar a realizá-la e o seu cérebro muda.
Schlegel diz: "(…) the strange myth of the artist as a special class of human. I hope our study will help to debunk the notion that there are "artists" and "the rest of us.” (resumos de artigos)


Boas pinturas!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: